segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Editando Patterns de Percurssão no Lmms (2)

No primeiro tutorial foram mostrados aspectos básicos da edição de patterns. Esse segundo é um aprofundamento da primeira parte mostrando outras funções interessantes.

Adicionando Samples à pasta My Samples

Você também pode usar seus próprios samples à música de um jeito muito simples.
1 - Localize a pasta em que o Lmms foi instalado em seu computador.
2 - No diretório principal da instalação haverá uma pasta chamada data e dentro desta uma chamada samples. Agora é só mover seus arquivos para essa pasta ,ou subpastas, para que eles apareçam na listagem My Samples do Lmms.

OBS.: Você também pode criar subpastas para organizar melhor seus samples.

Editando samples com AudioFile Processor

Com esse editor nós podemos fazer pequenas modificações nos samples. Vou mostrar agora as mais simples.

Primeiramente teremos que abri-lo; para isso apenas de um clique no sample que esta na janela beat + bassline editor.
Você verá essa imagem à esquerda onde poderá editar três aspectos básicos:
1- AMP -> Aplificação.
1- START -> Define a partir de que ponto o sample será executado descartando o que tiver anteriormente.
1- END -> mesma função do start mas define o ponto que será descartado do fim do sample.

O plugin ainda tem duas opções que são o reverse sample e o loop sample. Com eles você pode, respectivamente, reverter e definir um loop no sample.

Você ainda tem a opção de abrir samples diretamente pelo plugin seguindo os passos:

1-Clique na aba Instrument Plugin à extrema esquerda do Lmms e posicione o mouse sobre Audio File Processor; clique e arraste até o song editor ou beat+bassline editor.

2- Abra o plugin e clique no ícone de uma pasta que fica ao lado direito de settings.

3- Agora é só selecionar o sample e clicar em abrir.

Editando Definições Gerais do Sample

Você também pode fazer modificações no modo que o sample é tocado através das definições gerais na mesma janela do AudioFile processor.
Agora vamos falar das mais simples.

Volume, Pan e Pitch -> Onde você pode modificar o volume, balanço e altura da nota, respectivamente, que o sample é tocado.

Pode-se mudar a nota que representa o sample simplesmente clicando no
quadradinho verde que fica sobre as teclas do piano, exemplo:
Se você posiciona-lo na nota lá3 o som na percurssão vai sair mais agudo do que se posicionar em Si3 porque você setou o sample em sua forma natural como sendo mais grave.


As funções discutidas aqui nesse tutorial são bastante intuitivas e o melhor modo de aprende-las é mexendo mesmo. Qualquer dúvida ou critica é só postar nos comentários.

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo, eu ja mexi bastante. E ja tinha idéia mexendo mesmo.

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