domingo, 20 de dezembro de 2009

Resenha: Macaw DAW Open Source

O LMMS é um software relativamente simples onde qualquer um, mesmo que não tenha um conhecimento muito aprofundado sobre música consegue fazer alguma coisa. No entanto ele deixa a desejar em alguns aspectos pois não tem uma automação MIDI decente e nem muitos recursos avançados. Existe um software relativamente recente que é uma excelente alternativa para quem queria um software com mais recursos que o LMMS, ele se chama Macaw e está em estágio bem avançado de desenvolvimento, isso significa que ele está bem funcional e que podem ser feitas tarefas como edição de pistas MIDI e áudio nele. Infelizmente ele só tem versão para windows até o momento, abaixo alguns screenshoots:











Clique nas imagens para ampliar


O Macaw não é um software tão intuitivo quanto o Lmms, então aconselho apenas para quem tem conhecimento um pouco mais profundo em edição MIDI e edição de audio. Em geral o software não é muito intuitivo e também tem pouca documentação até o momento, o que torna-o difícil de aprender. Tentarei postar alguns tutorias sobre o programa brevemente.
Um ponto interessante do Macaw, é que ele vem dividido em dois programas, O Macaw, que é o programa principal, e o MacWaves, um editor de áudio assim como Audacity. Você pode trabalhar simultaneamente nos dois, editando as pistas de áudio no MacWaves depois atualizando mo Macaw. Outra ferramenta que merece destaque no Macaw é o Synth Editor, um editor de nós poderoso semelhante ao Jack.

Screenshot do programa com o Synth Editor no canto superior direito da tela.

O Macaw é um software realmente muito bom que vale apena conferir. O visual do programa não é muito atrativo mas levando em conta que foi feito apenas por uma pessoa, Philip Pellagren, e com a ajuda de alguns contribuidores, que você pode ver na página oficial do Macaw, onde pode fazer o download do programa também.

Links Relativos:

Lista de discussão sobre Macaw no fórum da KVR


Página oficial do projeto


Todos os links estão em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário