terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como recortar Arquivos de Áudio com Audacity

      Olá a todos os 2 leitores desse blog! Esse é um pequeno tutorial que eu fiz explicando como "picotar" os arquivos de áudio(MP3, WAV, OGG...etc) e salvar cada parte em um arquivo separado. Esse tutorial é para a pessoa que não tem muita noção de edição de áudio, então o objetivo é ensinar a dar os primeiros passos no assunto, ou desistir de vez caso o leitor não seja brasileiro - que não desiste nunca.

Abrindo o Audacity

    Ao abrir o Audacity você vai se deparar com um monte de botões e uma área cinza vazia, essa área é onde serão abertos e editados os arquivos. Na área superior à esquerda existem um conjunto de botões circulares, chamados de botões de playback. Eles tem a mesma funções que os botões de um rádio, por exemplo, avançar, retroceder, play, stop.... E na vista superior direita existe uma caixa de ferramentas, usadas para editar o áudio.

Abrindo o Arquivo

  O Audacity suporta uma grande variedade de arquivos de áudio, inclusive o mp3. Para abrir um arquivo de áudio para edição devemos ir no menu "Arquivo-> Importar -> Áudio..." e escolher um arquivo. Para esse tutorial seria bom se você escolhesse um arquivo que contesse partes silênciosas e outras com som.                                                                                                                         Depois de importar o arquivo, na área de trabalho deve aparecer algo como isto:

Trata-se de uma Faixa de áudio estéro( Porque tem dois canais, um em cima e outro embaixo). Nosso objetivo agora será recortar parte dessa faixa e colar em outra, ou seja, criar várias faixas e cada pedaço do som fica em uma faixa diferente.

Recortando o Som

    Agora teremos que criar novas faixas, uma para cada "pedaço de som" que separarmos. Eu irei repartir o meu arquivo em duas partes, então criarei somente uma nova faixa, porque já existe uma, que é essa que o arquivo todo está ocupando(ver imagem anterior). Para criar uma nova faixa é só ir no menu "Faixas-> Nova Faixa-> Faixa Estéreo". Pode ser que o arquivo que você esteja trabalhando não seja estéreo(não tenha os dois canais, tenha só um), então você deve ir em "Faixas-> Nova Faixa->Faixa de Áudio". Depois que você adicionou a nova faixa a área de trabalho ficará com essa aparência:

   Agora o que a gente precisa fazer é selecionar o áudio da primeira faixa e recortar para a debaixo. Para isso usaremos a ferramenta de seleção:

Seleciona a ferramenta e selecione a área azul como se estivesse selecionando um texto. As partes em que as linhas azuis são mais altas são as que o som também é mais alto, e onde as linhas estão mais baixas é onde o volume é menor. Para visualizar melhor você pode apertar CTRL e deslizar a roda do mouse pra frente e pra trás para aumentar e diminuir o zoom. Você também pode usar a ferramenta de zoom, cujo símbolo é uma lupa. Depois que você selecionou o áudio que quer recortar, aperte CTRL+X, ou "Editar->Recortar". Depois que você já recortou o áudio você seleciona a faixa inferior clicando nela. Ela deve ficar envolta por uma linha amarela, significando que ela está ativa. Depois clique na opção retroceder(figura abaixo), para o ponteiro retornar para o início.

 

Agora é só colar o áudio na nova faixa, o resultado deverá ficar assim:

Salvando os Arquivos

   Agora vem a última e mais importante parte, salvar os arquivos. Basta ir no menu             "Arquivos ->Exportar múltiplos..."


Você ira exportar cada faixa como um arquivo diferente. Agora só precisa-se definir duas opções básicas: O formato do arquivo(mp3, wav...) e a pasta onde ele será salvo. Daí é só clicar em exportar e correr para o abraço.

   Se você achou esse tutorial confuso, sem noção, errado, impossível ou sem propósito nenhum, ou ainda se você por um acaso gostou dele, deixe um comentário. Todos serão lidos, depois que o escritor do blog se alfabetizar é lógico :0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário