quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tutorial Básico TripleOscilator

 Este tutorial prentende descrever os aspectos básicos do triple oscilator, plugin sintetizador que vem junto do lmms.

  Primeiramente baixe o arquivo do tutorial(2 kb). Nesse tutorial não falarei sobre como editar tracks de música, mas você pode ter uma noção de como se faz lendo o tutorial do Bruno AVT cujo download pode ser feito aqui em outros tutoriais

  Ao abrir o arquivo você verá um track com o plugin TO inserido. Para abrir as configurações do plugin dê um clique sobre a caixa com o logotipo; aparecerá essa tela:

  Acima, como podemos ver, aparecem as Preferencias Gerais, onde se pode fazer algumas alterações que já foram comentadas no último tutorial, além de poder modificar o canal de efeitos, que indica de que canal do mixer o plugin receberá efeitos de som. Mas isso não será abordado nesse tutorial; o que importa pra gente no painel general settings é a opção save preset, onde você pode salvar as configurações do plugin e abrir como instrumento em outros projetos. Essa função será explicada no final do tutorial.

 A imagem acima apresenta os painéis do triple oscilator que são basicamente os osciladores e o modo em que eles se "introzarão".

No painel dos osciladores temos os seguintes controles:

Vol-> Volume Pan-> Balanço Crs-> Define em quantos semitons o som do oscilador será modificado Fl-> Define em qual fração de semitom o som será modificado( valores diferentes de zero podem dar impressão de som desafinado) FR-> Modificação para dar mais enfase ao som. SPD-> Diz respeito ao balanço da função detune.

Acima à direita podemos encontrar os formatos de onda; quanto mais quadrada, mais áspero será o som. A extrema direita há uma interrogação(?) , ela serve para você carregar um sample quaquer como formato de onda.

No painel de interação dos osciladores temos várias opções, sendo que a mais simples é a MIX, onde os osciladores, no caso 1&2 e 2&3, apenas serão sobrepostos uns aos outros. Você pode experimentar as outras opções para ver que efeitos elas dão ao timbre do instrumento.

Automação do plugin

 Uma explicação simples para automação do TO seria poder modificar as características prédefinidas do plugin durante a música. Clique com o botão direito do mouse no controle FL no oscilator 1 e escolha Edit Global Automation.Você verá essa janela:

Ai você vai poder modificar um controle do plugin durante a música, no caso o FL, usando o lapís. Se você quiser aumentar a frequência de leitura dessa modificação é só você ir no Q, acima e à extrema direita da janela, e selecionar uma fração com denominador maior.

OBS.: A automação pode ser usada nos controles de qualquer plugin que vem junto com o Lmms.

 Se tiver alguma dúvida ou crítica sobre o tutorial é só postar nos comentários.

Um comentário:

  1. salve! meu nome e fabio, etou criando um blog para divulgação e estimulo da cena eletronica brasileira.
    talvez voce costaria de colaborar com os seus tutoriais, pois o site terá uma seção para ensinar a criação musical.
    se puder entre em contato ok
    falou!

    ResponderExcluir